A Casa da Hera foi erguida na primeira metade do século XIX, onde residiu a família de Joaquim José Teixeira Leite, grande advogado e comissário de café. Em 1952, a construção foi tombada como patrimônio nacional. Além de mobiliário, quadros e objetos de uso doméstico originais, o acervo inclui uma vasta biblioteca e uma importante coleção de trajes de origem francesa. A biblioteca possui 890 livros e três mil periódicos do século XIX. Há, ainda, um piano Henri Herz, raro exemplar do século XIX.

O acervo do Museu Casa da Hera é melhor compreendido se dividido em duas categorias de maior destaque e relevância: aquela cujas peças compõem o Cenário da Casa e a de Indumentária. Ambas dão testemunho da riqueza e opulência da aristocracia cafeeira do século XIX e constituem uma importante referência histórico-cultural não só do apogeu econômico da cidade que ostentou o título de “Princesinha do Café”, mas de todo o Brasil da época.

Conheça o acervo do museu

Indumentária

Objeto de destaque do mês

Café no estilo do século XIX com um sifão de equilíbrio.

O Museu Casa da Hera é um convite e um estímulo a reflexões que nos permitam aprender com o passado de maneira a intervir positivamente no futuro, repensando papéis e modo de atuação na sociedade moderna.

Tour virtual no Museu Casa da Hera

Pular para o conteúdo