Nº de tombo
1164 | 1165 | 1166 | 1167 | 1168 | 4594
Número Tainacan
1295
Revisar número Tainacan
Não
Denominação
Farda Militar
Resumo descritivo
Espoleteira – T 1164: Caixa de metal revestida em couro. Tampa em couro com entremeio de papel jornal. Parte externa laqueada, emoldurada por metal dourado. Na parte central coroa imperial em metal dourado. Prendedor na parte inferior em correia. Nas laterais alças curtas em correias.
Barretina de Oficial da Cavalaria – T 1165: Cobertura de Cabeça em couro preto com o alto da copa mais largo do que a base; topo da copa de couro cercado por virola de metal dourado; Pala frontal em couro preto com virola de metal dourado, jugular escamada de metal dourado, que pode ser presa acima da pala por um fecho circular. Na parte frontal da copa insígnia em metal dourado: brasão imperial com o numero 6 em metal no centro de um circulo de metal na cor preta; tudo encimado por tope circular de metal preto sobre o qual uma estrela de 5 pontas em metal dourado e delimitado ao redor por gomos. No alto da copa, açucena de metal dourado para penacho.
Cinto – T 1166: Peça em couro branco composta por: em uma extremidade fivela com medalhão em material metálico com cabeça de leão rodeada por ramo de folhagem e laço na no meio, parte inferior; na outra extremidade da fivela metal dourado em forma retangular vazada ao meio que se encaixa na no medalhão, ao redor ramo de folhagem de mesma cor e material; O cinto e composto por 3 tiras de couro, sendo as peças das pontas ligadas a peça central por meio de fivela retangular vazado ao centro em material metálico na cor dourada.
Boldrié – T 1167: Tira em couro branco para ser usada transversalmente no peito servindo para prender arma, espada ou porta documentos; Em cada uma das extremidades peças metálicas em dourado que se encaixam servindo como fivela para fechar a peça; Fivela metálica retangular em dourada transpassada na tira de couro de onde sai pino para ajuste de tamanho; Em alto relevo Insígnia em material metálico dourado, parte superior com um animal semelhante a um felino porem com grandes assas e rabo escamado. Ele segura com as patas de pássaro uma barra horizontal de onde sai brasão com a coroa do império logo abaixo escudo com as iniciais “P.II”, o escudo é rodeado por ramos de folhagens.
Ainda há outra peça em tira de couro branco com fina fivela em metal dourado usada para ajuste e na ponta da tira com espécie de penduricalho em forma circular com pequenas tiras de couro presas na parte superior e inferior por tira trançada de mesmo material.
Porta Documentos – T 1168: Peça em couro preto com virola em metal dourado liso, na parte superior o metal é em alto relevo com desenhos recortados de formas geométricas; Ao centro da bolsa, encrustado em alto relevo, coroa imperial em dourado e vermelho e logo abaixo a inscrição “P.II”; Parte superior do porta documento com correia de couro branco presa a cada extremidade da bolsa por fivela em metal dourado e também na parte superior, unindo as duas tiras de couro. Parte do meio com pequena fivela em couro branco para manter fechada o porta documentos.
Dragonas – T4594: Dois pares de dragonas. Primeiro par – em material metálico dourado, parte retangular que fixa ao tecido com linhas horizontais em alto relevo e pequeno pino na parte central, parte final arredondada com bordas bem largas e altas, causando uma depressão na parte central do circulo. Segundo par – Material metálico dourado com frisos na horizontal, pequeno pino em metal dourado. Virola em tecido bordado com desenhos similares a folhagem e uma segunda virola também em tecido metalizado; Parte final arredondada com bordas largas e altas recobertas na borda interna e externa por fio metálico com frisos, causando uma depressão na parte central. Virola em tecido metálico com frisos. Em uma das dragonas franja espessa em tecido metálico. Em ambos os pares o verso e revestido em veludo azul marinho.
Técnica
Classificação
Época
Partes integrantes
Essas peças são acessórios usados num uniforme militar. O uniforme nós não temos, apenas os acessórios.
Local de produção
Categoria
Espécie
Fontes
Possivelmente as peças acessórias da farda militar tenham pertencido a Lucio Correia e Castro. Tio materno de Francisca Bernardina e Eufrasia. Lúcio foi capitam da cavalaria. Acredita-se que essas peças foram doadas ao Museu Casa da Hera por algum descendente dele, mas não há nenhum registro dessa possível doação.
Número Tainacan
1295
Número Tainacan
1295