Número Tainacan
1057
Revisar número Tainacan
Não
Nº de tombo
T 2011
Denominação
Farinheira
Autor/Fabricante
Resumo descritivo
Farinheira de mesa, feita de madeira em cor natural, esculpida; A obra narra uma cena, a partir da base redonda, temos o que seria um jardim, no centro esta um pedaço de tronco partido com grandes raízes na parte inferior e algumas folhagens. Nessa base há um cachorro de longos pelos e orelhas compridas, ele está em pé, apoiando-se no pedaço de tronco e olha em direção a um pequeno esquilo que está em um dos galhos do tronco; O topo do tronco tem as bordas ondulantes e irregulares, dando a impressão de que a madeira foi quebrada. Esse interior do tronco é vazado para guardar a farinha.
Colher em madeira; Cabo com pequeno pião no topo, seguido de pequena bolacha. Depois disso o cabo segue reto, grosso e com vários riscos (13) ao longo; Colher bem larga, rasa, própria para pegar a farinha de dentro do recipiente.
Material
Técnica
Altura Total (item +acessórios)
21 cm
Circunferência (item + acessórios)
38,5 cm
Classificação
Época
Data de produção
Local de produção
Categoria
Espécie
Inscrições
No fundo da peça tem uma etiqueta (ver foto no fim da ficha)
Partes integrantes
Esta farinheira tem como conjunto uma colher de mesmo material (MCH T 1412), porém foi catalogada com numeração diferente. A museóloga optou por fazer uma ficha só para ambas as peças, pois trata-se de uma unidade.